Nobel da Paz: os dez últimos premiados

Oslo, 7 Out 2016 (AFP) - Relação dos dez últimos premiados com o Nobel da Paz, que será entregue nesta sexta-feira, em Oslo:

2015: Quarteto para o diálogo nacional tunisiano, composto por atores da sociedade civil, por salvar a transição democrática na Tunísia.

2014: A paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi por seu combate à opressão contra crianças e jovens e a defesa da educação para todos os menores.

2013: Organização para a Interdição de Armas Químicas (OIAC) por seus esforços visando livrar o planeta das armas de destruição em massa.

2012: União Europeia (UE) pelo projeto que contribuiu para pacificar um continente devastado por duas guerras mundiais.

2011: As liberianas Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee, e a iemenita Tawakkol Karman por sua luta pela segurança das mulheres e por seu direito de participar do processo de paz.

2010: O dissidente chinês preso Liu Xiaobo por seus esforços persistentes e pacíficos em favor dos direitos humanos na China.

2009: O americano Barack Obama por seus esforços extraordinários para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.

2008: O finlandês Martti Ahtisaari por suas numerosas mediações de paz através do mundo.

2007: O americano Al Gore e o painel da ONU sobre o clima (Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Evolução do Clima) por seus esforços para ampliar o conhecimento sobre o aquecimento global.

2006: O bengalês Muhammad Yunus e sua instituição especial de micro-crédito, o Grameen Bank, por permitir a uma parcela importante da população obter os meios para sair da pobreza.

bur-cbw/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos