Apple consegue vitória judicial contra Samsung por patentes

Washington, 7 Out 2016 (AFP) - Um tribunal de Apelações americana deu, nesta sexta-feira, uma inesperada vitória ao condenar à sua rival sul-coreana Samsung a pagar 120 milhões de dólares em uma disputa por quebra de patentes.

A decisão judicial é um novo capítulo da disputa tecnológica travada pelos dois gigantes mundiais dos smartphones. O conflito entre as empresas se originou nos outros continentes antes de se concentrar nos tribunais americanos.

A decisão do tribunal federal de Apelações de Washington acontece quatro dias antes de uma audiência da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre a questão das patentes envolvendo Apple e Samsung.

Por oito votos a três, os juízes condenaram nesta sexta-feira a Samsung a pagar 119,6 milhões de dólares por ter usado o sistema patentado pela Apple de desbloqueio de tela touch deslizando o dedo sobre ela, assim como a função do corretor automático.

Essa decisão anula outra anterior favorável à Samsung e restabelece uma decisão tomada em primeira instância por um tribunal da Califórnia.

A decisão de primeira instância do tribunal californiano representa uma meia vitória para a Apple, pois a empresa também foi condenada a pagar um valor simbólico de 158.400 dólares por ter quebrado uma patente da Samsung sobre fotos digitais.

Ambas as empresas apresentaram queixas cruzadas contra a outra.

seb/vog/jb/val/cc/mvv

SAMSUNG ELECTRONICS

APPLE INC.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos