O mundo celebra Nobel da Paz para presidente da Colômbia

Paris, 7 Out 2016 (AFP) - O mundo considerou "um impulso à paz" o Prêmio Nobel concedido nesta sexta-feira (7) ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, por seus esforços pelo fim do conflito armado em seu país.

Confira abaixo o que os líderes mundiais disseram sobre a distinção concedida a Juan Manuel Santos.

--- Timoleón Jiménez, chefe das Farc ---

"Felicito o presidente Juan Manuel Santos, aos avalistas Cuba e Noruega, e os acompanhantes Venezuela e Chile, sem os quais a paz seria impossível", tuitou

--- Álvaro Uribe, ex-presidente da Colômbia ---

"Felicito o Nobel para o presidente Santos, desejo que conduza a mudanças nos acordos nocivos para a democracia"

--- Ingrid Betancourt, política ex-refém das Farc ---

"Estou muito, muito feliz. Acredito que seja não apenas merecido, mas que também convida a um momento de reflexão na Colômbia, de esperança de paz, da alegria de dizer que, efetivamente, a paz não volta atrás"

--- Michel Temer, presidente do Brasil ---

"Recebemos com grande alegria a notícia da escolha do presidente @JuanManSantos para o Nobel da Paz. É um justo reconhecimento de seus esforços em prol da paz. O prêmio é um orgulho não só para os colombianos, mas para toda a região".

--- José Serra, ministro das Relações Exteriores ---

"O governo brasileiro confia em que a homenagem ao Presidente Santos servirá de estímulo para que todas as forças políticas e as Farc busquem com determinação a convergência necessária para a construção de uma paz duradoura. O Brasil reitera sua disposição de colaborar com a Colômbia no esforço pela reconciliação nacional".

--- Barack Obama, presidente dos EUA ---

O Prêmio Nobel da Paz reconhece os "esforços incansáveis" de Santos "para conseguir uma paz justa e duradoura na Colômbia, enviando a mensagem de que em um mundo de conflitos a busca pela paz deve ser apoiada e estimulada".

--- John Kerry, secretário-geral dos EUA ---

"Estendo meus melhores votos em nome de nosso país ao presidente Juan Manuel Santos por ganhar o Prêmio Nobel por seus corajosos esforços para tentar levar a paz à Colômbia"

--- Nações Unidas ---

"Este prêmio que chega em um momento crucial (...) traz esperança e alento necessários à população colombiana. O processo de paz chegou a um ponto em que não se pode retroceder agora" (secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon)

"Geralmente não comentamos o Nobel da Paz, mas acho que este será um impulso enorme ao processo de paz, que tem sido uma espécie de montanha-russa nas últimas duas semanas" (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados)

--- Líderes da União Europeia ---

"O Nobel da Paz homenageia o esforço de meu amigo Juan Manuel Santos junto às Farc e incentiva a continuar buscando um acordo de paz. A Colômbia merece a paz" (presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk)

"Felicito Santos por um prêmio de um continente de paz a um país onde a paz começa" (presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker)

"Os que sonham com a paz conseguem construí-la, contra ventos e marés. Emocionada pelo Nobel da Paz para meu amigo @JuanManSantos" (chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini)

"Meu respeito pela reação serena de Santos aos resultados do referendo (...) a dedicação total de Santos para alcançar o acordo" (presidente da Eurocâmara, Martin Schulz)

--- Jen Stoltenberg, chefe da Otan ---

"Obrigado por seus esforços para pôr fim à guerra civil"

--- Capacetes Brancos da Síria ---

"Queremos parabenizar o ganhador do prêmio e esperamos que haja paz para todo o povo colombiano", disse o coordenador da rede de voluntários, Raed Saleh. "Para nós, salvar um vida continua sendo o prêmio mais importante que podemos receber. Um êxito assim nos faz mais ricos do que qualquer outro prêmio"

--- L'Osservatore Romano, jornal do Vaticano ---

"O Nobel da Paz ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, quis premiar a vontade de diálogo acima de qualquer coisa (...) Santos sempre buscou, através do diálogo, pôr fim a uma das mais longas guerrilhas da História Contemporânea"

--- Unesco ---

"Este prêmio também presta uma homenagem à audácia e à perseverança do presidente Santos e a todos aqueles que buscaram construir a paz dia após dia, passo a passo, para sanar as feridas do país, em suas famílias e comunidades"

--- Luis Almagro, chefe da OEA ---

"O Nobel para Santos é um incentivo para uma paz duradoura e inclusiva e por seus decididos esforços para pôr fim a mais de 50 anos de conflito armado no país"

--- Michelle Bachelet, presidente do Chile ---

"Que o prêmio seja o impulso final para o reencontro na Colômbia"

--- Salil Shetty, secretário-geral da Anistia Internacional ---

O prêmio "honra não apenas a iniciativa tomada pelo presidente Santos (...), mas muitas outras pessoas que (...) buscam um caminho para uma paz com justiça"

--- Malala, Prêmio Nobel de 2014 ---

"Felicito o presidente Juan Manuel Santos por seu trabalho para resolver o conflito na Colômbia e dou a ele as boas-vindas as premiados com o Nobel. Mais do que nunca, precisamos de líderes corajosos, que enfrentem o extremismo, que acreditem em uma visão de paz e trabalhem até consegui-la"

--- Rigoberta Menchú, Prêmio Nobel de 1992 ---

"Envio (a Santos) felicidades por sua convicção, valentia e luta incansável por levar a paz a seu país"

--- Pérez Esquivel, Prêmio Nobel de 1980 ---

"(Santos) deve levar em conta que o Prêmio Nobel é uma ferramenta a serviço dos povos, e todos esperamos que esta designação ajude a encontrar o Prêmio da Paz que o povo colombiano merece".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos