O mundo celebra o Nobel da Paz para presidente da Colômbia

Paris, 7 Out 2016 (AFP) - O mundo considerou "um impulso à paz" o Prêmio Nobel concedido nesta sexta-feira ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, por seus esforços em prol do fim do conflito armado no seu país.

A seguir, o que os líderes mundiais disseram sobre a distinção concedida a Juan Manuel Santos.

--- Timoleón Jiménez, chefe das Farc ---

"Felicito o presidente Juan Manuel Santos, aos avalistas Cuba e Noruega, e acompanhantes Venezuela e Chile sem os quais a paz seria impossível", tuitou

--- Álvaro Uribe, ex-presidente da Colômbia ---

"Felicito o Nobel para o presidente Santos, desejo que conduza a mudanças nos acordos nocivos para a democracia"

--- Ingrid Betancourt, política ex-refém das Farc ---

"Estou muito, muito feliz. Acredito que não apenas é merecido, mas que também convida a um momento de reflexão na Colômbia, de esperança de paz, da alegria de dizer que, efetivamente, a paz não volta atrás"

--- John Kerry, secretário-geral dos EUA ---

"Estendo meus melhores votos em nome de nosso país ao presidente Juan Manuel Santos por ganhar o Prêmio Nobel por seus corajosos esforços para tentar levar a paz à Colômbia".

--- Nações Unidas ---

"Este prêmio que chega em um momento crucial (...) traz esperança e alento necessários à população colombiana. O processo de paz chegou a um ponto em que não se pode retroceder agora" (secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon)

"Geralmente não comentamos o Nobel da Paz, mas acho que este será um impulso enorme ao processo de paz, que tem sido uma espécie de montanha russa nas últimas duas semanas" (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados)

--- Líderes da União Europeia ---

"O Nobel da Paz homenageia o esforço de meu amigo Juan Manuel Santos junto às Farc e incentiva a continuar buscando um acordo de paz. A Colômbia merece a paz" (presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk)

"Felicito Santos por um prêmio de um continente de paz a um país em cuja paz começa" (presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker)

"Os que sonham com a paz conseguem construí-la, contra ventos e marés" (chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini)

"Meu respeito pela reação serena de Santos aos resultados do referendo (...) a dedicação total de Santos para alcançar o acordo" (presidente da Eurocâmara, Martin Schulz)

--- Jen Stoltenberg, chefe da Otan ---

"Obrigado por seus esforços para por fim à guerra civil"

--- Capacetes Brancos da Síria ---

"Queremos parabenizar o ganhador do prêmio e esperamos que haja paz para todo o povo colombiano", disse coordenador da rede de voluntários, Raed Saleh. "Para nós, salvar um vida continua sendo o prêmio mais importante que podemos receber. Um êxito assim nos faz mais ricos do que qualquer outro prêmio".

--- L'Osservatore Romano, jornal do Vaticano ---

"O Nobel da Paz ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, quis premiar a vontade de diálogo acima de qualquier coisa (...) Santos sempre buscou, através do diálogo, por fim a uma das mais longas guerrilhas da história contemporânea".

--- Unesco ---

"Este prêmio também presta uma homenagem à audácia e à perseverança do presidente Santos e a todos aqueles que buscaram construir a paz dia após dia, passo a passo, para sanar as feridas do país, em suas famílias e comunidades"

--- Luis Almagro, chefe da OEA ---

"O Nobel para Santos é um incentivo para uma paz duradoura e inclusiva e por seus decididos esforços para por fim a mais de 50 anos de conflito armado no país".

--- Malala, Prêmio Nobel de 2014 ---

"Felicito ao presidente Juan Manuel Santos por seu trabalho para resolver o conflito na Colômbia e dou a ele as boas-vindas as premiados com o Nobel. Mais do que nunca, precisamos de líderes corajosos, que enfrentem o extremismo, que acreditem em uma visão de paz e trabalhem até consegui-la".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos