UE: Nobel é homenagem ao esforço de Santos pela paz

Bruxelas, 7 Out 2016 (AFP) - Os máximos representantes da União Europeia (UE) felicitaram nesta sexta-feira o presidente Juan Manuel Santos por seu Prêmio Nobel da Paz, concedido por sua busca pelo fim do conflito armado na Colômbia.

"O Nobel da Paz homenageia o esforço de meu amigo Juan Manuel Santos junto às Farc e incentiva a continuar buscando um acordo de paz", escreveu no Twitter o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

"A Colômbia merece a paz", acrescentou.

Em outro tuíte, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, enviou felicitações a Santos por um prêmio de "um continente de paz a um país em cuja paz começa".

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, se declarou, também no Twitter, "emocionada" com o Nobel da Paz para seu amigo Santos.

"Os que sonham com a paz conseguem construí-la, contra ventos e marés", escreveu.

O presidente da Eurocâmara, Martin Schulz, expressou seu "respeito pela reação serena de Santos aos resultados do referendo", que disse não aos acordos de paz, e elogiou a "dedicação total de Santos para alcançar o acordo".

Já o secretário-geral da Otan, Jen Stoltenberg, felicitou Santos: "Obrigado por seus esforços para por fim à guerra civil".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos