Nobel de Economia premia dois teóricos dos contratos

Estocolmo, 10 Out 2016 (AFP) - O britânico-americano Oliver Hart e o finlandês Bengt Holmstrom foram anunciados nesta segunda-feira como os vencedores do prêmio Nobel de Economia por suas pesquisas sobre a teoria dos contratos, que tem múltiplas aplicações em diversos contextos da vida real.

Os dois economistas "desenvolveram a teoria dos contratos, um amplo marco de análises dos múltiplos aspectos do contrato, como a remuneração dos executivos com base em sua performance, as franquias, os copagamentos nos seguros ou a privatização das atividades do setor público", explicou o júri do Nobel.

Oliver Hart, nascido em 1948 em Londres, obteve seu doutorado na universidade americana de Princeton em 1974. Atualmente ensina economia em Harvard.

Bengt Holmström, nascido em 1949 em Helsinque, é formado pela universidade californiana de Stanford e ensina no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

"Estou agradecido ao comitê Nobel", reagiu Bengt Holmström, membro estrangeiro da Academia Real de Ciências da Suécia, que entrega o prêmio Nobel de Economia.

O tema de estudo dos premiados talvez seja menos prestigioso que as grandes questões de crescimento, desemprego ou pobreza, razão pela qual não apareciam nas previsões. Mas ambos tiveram o mérito de abrir caminho "a um fértil terreno de pesquisa fundamental", disse o júri: Holmström desde o fim dos anos setenta e Hart na década seguinte.

"Graças à pesquisa de Oliver Hart e Bengt Holmström, temos agora os instrumentos para analisar não apenas os termos financeiros dos contratos, mas também a prestação contratual dos direitos de controle, dos direitos de propriedade e dos direitos de decisão entre as partes", explicou a Academia Real de Ciências.

Entre os temas sobre os quais lançaram luz, segundo a Academia, aparecem as seguintes questões: "os fornecedores de serviços públicos, como escolas, hospitais ou prisões, devem permanecer no (setor) público ou privado?".

"Os professores, os funcionários do setor de saúde, os guardas das prisões devem receber um salário fixo ou indexado aos seus resultados?".

"Em que medida os diretores de empresas devem ser remunerados através de prêmios ou de 'stock-options'?".

- 'Abraço na esposa' -A esta questão, essencial no debate político, Holmström respondeu com prudência.

"Minhas teorias não se posicionam a respeito (...) Meu ponto de vista pessoal é que (os contratos de diretores de empresas) são muito complicados hoje, e por outro lado o que melhorou nestes últimos anos é (...) que (estes diretores) não conseguem tudo em um período muito curto, conseguem ao longo do tempo", afirmou à Fundação Nobel.

Por sua vez, Hart expressou sua alegria. "Minha primeira reação foi abraçar minha esposa, acordar meu filho mais novo (...) e também telefonar para meu copremiado", contou.

O júri confirmou a maioria dos americanos premiados no Nobel de Economia, 56 - incluindo os com dupla nacionalidade - de um total de 78.

Este prêmio foi concedido no ano passado a Angus Deaton, também britânico-americano, por sua análise dos padrões do consumo, da pobreza e do bem-estar, e sua demonstração de que o acúmulo de riqueza não é necessariamente paralelo à melhora do bem-estar.

O prêmio de economia, oficialmente denominado "Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel", é o penúltimo desta temporada Nobel, depois dos de medicina, física e química anunciados em Estocolmo, e do Nobel da paz anunciado na sexta-feira passada em Oslo.

O nome do premiado com o Nobel de literatura será anunciado na quinta-feira.

Cada prêmio Nobel consiste em um diploma e em uma medalha de ouro, assim como um cheque de oito milhões de coroas (828.000 euros). Os prêmios serão entregues no dia 10 de dezembro em Estocolmo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos