BP desiste de projeto na Grande Baía Australiana

Sydney, 11 Out 2016 (AFP) - O gigante petroleiro britânico BP renunciou nesta terça-feira ao seu controverso projeto de perfuração na Grande Baía Australiana, no oceano Índico, uma vitória para os defensores do meio ambiente seis anos depois da catástrofe ecológica do Golfo de México.

A BP pretendia perfurar quatro poços de exploração a profundidades de até 2.500 metros na costa do estado da Austrália Meridional.

Esse projeto, contudo, foi várias vezes rejeitado pela Nosepma, a autoridade oficial australiana competente, por não respeitar os critérios ambientais exigidos.

As organizações ecológicas eram abertamente contra este projeto devido à riqueza da fauna e da flora na baía. E lembravam do dano causada pela companhia na explosão de sua plataforma Deepwater Horizon no Golfo de México.

Para a surpresa de todos, a BP anunciou nesta terça o abandono do projeto australiano.

"Estudamos minuciosamente nosso projeto de exploração na grande baía australiana mas, no contexto externo atual, somente lançamos explorações em regiões pioneiras se são competitivas e conformes nossos objetivos estratégicos" declarou em um comunicado a diretora-executiva de BP para a exploração e a produção na Austrália, Claire Fitzpatrick.

mp/mfc/jac/ev/ggy/me/app/cc/mvv

BP

CHEVRON

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos