EUA: seis em cada dez latinos votam em Hillary para presidente

Washington, 12 Out 2016 (AFP) - Seis em cada dez latinos habilitados para ir às urnas nas eleições de 8 de novembro nos Estados Unidos pretendem votar em Hillary Clinton, e apenas dois, em Donald Trump - de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (11).

De acordo com enquete do Pew Research Institute, Hillary teria o apoio de 58% dos latinos registrados e habilitados a votar, contra 19% para Trump. O libertário Gary Johnson receberia 10%, e a candidata verde, Jill Stein, 6%.

O Pew Research destacou que essa diferença é menor do que a registrada nas eleições de 2012, quando Barack Obama teve 71% dos votos da comunidade latina, contra 27% para o republicano Mitt Romney.

De acordo com o Pew, os eleitores latinos da candidata democrata teriam o seguinte perfil: mulher, nascida no exterior, fala espanhol, sem ensino superior e católica.

Entre os latinos dispostos a votar em Trump, o perfil é praticamente o oposto: homem, nascido nos Estados Unidos, fala inglês, com algum nível de formação superior e protestante evangélico.

Os números do Pew também mostram que diminuiu em um ponto porcentual (de 12%, em 2015, para 11%, este ano) o número de latinos que consideram o Partido Republicano como o "mais preocupado" com essa comunidade.

Já o Partido Democrata ainda é visto pelos latinos como o "mais preocupado" com essa comunidade, mas essa percepção caiu de 59%, no ano passado, para 54%, este ano.

Ao mesmo tempo, o percentual dos que consideram que "não há diferenças" aumentou de 22% para 28%.

O Pew destacou que, nessa eleição, haverá 27,3 milhões de latinos habilitados e registrados para votar, embora as pesquisas indiquem menor interesse em ir a uma seção eleitoral, em comparação a 2012.

Pouco antes da eleição presidencial deste ano, 77% dos latinos estavam "totalmente seguros" de que sairiam de suas casas para ir votar, contra 69% este ano. Entre os eleitores com menos de 35 anos, esse percentual cai para 62%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos