Paris afirma que Putin deseja adiar visita a França

Paris, 11 Out 2016 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, deseja adiar a visita programa a França para 19 de outubro, informou o Kremlin ao Palácio do Eliseu, que propôs uma reunião de trabalho sobre a Síria com François Hollande, informou à AFP o gabinete do presidente francês.

"Houve um contato entre o Eliseu e o Kremlin para informar a Moscou que era possível uma reunião de trabalho sobre a Síria com Vladimir Putin. Mas a Rússia informou que desejava adiar a visita", indicou a presidência francesa.

A visita a França do presidente russo estava planejada há bastante tempo. Putin deveria comparecer em Paris à inauguração do "Centro Espiritual e Cultural Ortodoxo Russo", no qual foi construída uma catedral ortodoxa.

Mas Hollande havia declarado no sábado que tinha dúvidas sobre receber Putin por causa dos "crimes de guerra" cometidos pelo regime de Bashar al-Assad em Aleppo, com o apoio da aviação russa.

No mesmo dia, a Rússia vetou no Conselho de Segurança da ONU uma resolução apresentada pela França que pedia o fim dos bombardeios aéreos em Aleppo, onde o regime sírio iniciou uma ofensiva para reconquistar os bairros rebeldes.

Moscou apresentou uma resolução que pedia o cessar das hostilidades, que foi rejeitada no sábado pelo Conselho de Segurança.

swi-vm/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos