Bote com imigrantes resgatado na Líbia

A bordo del Astral, 13 Out 2016 (AFP) - Vários navios foram acionados na quarta-feira à noite para resgatar um bote à deriva perto das costas da Líbia com vários imigrantes, que informaram o desaparecimento de ao menos 15 pessoas, incluindo uma criança de três anos.

O bote partiu da costa líbia ao meio-dia, para aproveitar um momento de calma do mar, mas rapidamente as condições pioraram e os ventos de 50 km/h e as ondas deixaram a embarcação à deriva, de acordo com o fotógrafo Aris Messinis, que embarcou no Astral, um barco da ONG espanhola Proactiva Open Arms.

O bote foi detectado por um drone de reconhecimento de outra ONG, Moas (de Malta), mas os ocupantes só foram alcançados muitas horas depois, em plena noite, porque ainda estava em águas líbias, onde as ONGs não podem entrar.

"Diante da urgência do momento, avisamos à Guarda Costeira líbia que entraríamos (nas águas líbias) e finalmente aceitaram", explicou Aris Messinis.

Os esforços das equipes de emergência, em plena noitem conseguiram salvar 113 pessoas, incluindo 89 homens, 11 mulheres, 11 adolescentes e duas crianças.

De acordo com a Moas, os sobreviventes afirmaram que no momento da saída, 130 pessoas estavam a bordo. Uma nigeriana estava em estado de choque depois de perder o filho de três anos. Um adolescente afirmou que perdeu as cinco pessoas que viajavam com ele.

pho-fcc/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos