Santos entrega três municípios livres de minas terrestres na Colômbia

Bogotá, 15 Out 2016 (AFP) - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, declarou neste sábado os municípios de Nariño, Guatapé e La Unión, no departamento de Antioquia (noroeste), como livres de minas terrestres, completando, oficialmente, oito zonas desminadas em todo o país.

"Além de destruir minas, essas intervenções restituem direitos aos colombianos: à mobilidade, ao uso da terra, a viver sem medo", afirmou o mandatário em Nariño, durante a cerimônia de entrega dos municípios desminados.

Santos disse que o objetivo de seu governo é "limpar 21 milhões de metros quadrados dos 52 milhões de metros quadrados que estão "contaminados" no território de Colômbia".

Milhares de minas foram espalhadas pelo território do país durante o conflito armado que atinge a Colômbia há mais de cinco décadas entre as forças guerrilheiras, paramilitares de ultra-direita e o Estado.

A Colômbia é o segundo país mais afetado pelas minas terrestres, depois do Afeganistão. Segundo dados oficiais, cerca de 11.500 pessoas foram vítimas desses artefatos explosivos usados por distintos atores armados no conflito interno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos