May reduz importância das tensões pelo Brexit em seu governo

Londres, 17 Out 2016 (AFP) - A porta-voz da primeira ministra britânica Theresa May minimizou nesta segunda-feira as tensões em seu governo por supostas divergências de alguns ministros com o titular das Finanças por suas advertências sobre os perigos do Brexit.

Segundo a imprensa britânica, o ministro das Finanças, Philip Hammond, está tentando conter medidas contra a imigração pelo dano econômico que poderiam causar e porque elas podem levar a União Europeia (UE) a fechar o acesso de Londres ao mercado único europeu.

Uma fonte ministerial citada pelo Daily Telegraph lamentou: "(Hammond) argumenta como um contador, vendo perigos em tudo em vez de oportunidades".

Hammond fez campanha pela permanência na UE no referendo de 23 de junho, e o Telegraph especulou sobre sua demissão.

O jornal The Times também publicou que Hammond está conseguindo irritar seus colegas a poucos meses -no mais tardar março de 2017- de o governo britânico notificar oficialmente Bruxelas sobre sua vontade de abandonar o bloco, dando início a dois anos de negociações.

A porta-voz de May disse à imprensa: "A primeira-ministra tem plena confiança no ministro das Finanças e no trabalho que está fazendo".

"Existe uma autêntica convicção na equipe ministerial de que o governo tem um trabalho importante que fazer, que é o de cumprir a vontade do povo britânico de abandonar a UE", acrescentou.

"E estão concentrados em trabalhar juntos para preparar essas negociações", sentenciou.

Pouco antes, o ministro da Saúde, Jeremy Hunt, explicou à BBC: "É de se esperar que haja debates animados neste governo (...) Porque vamos dar uma solução correta para proteger nossas fronteiras, mas daremos também uma solução economicamente correta".

oaa-ar/jwp/hmw/al/age/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos