Obama promete apoio a Guterres na ONU

Washington, 19 Out 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou nesta terça-feira o próximo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, por sua recente eleição, e prometeu que Washington seguirá trabalhando em estreita colaboração com o organismo.

Em telefonema, Obama também destacou ao ex-premier português, que assumirá como secretário-geral no dia 1° de janeiro, a importância de se reformar a ONU, para "garantir a manutenção de uma paz eficaz e responsável".

"O presidente confirmou nossa contínua assistência aos esforços das Nações Unidas para fazer frente a uma ampla gama de desafios globais, incluindo a mudança climática, a emigração forçada, o desenvolvimento sustentável, a não proliferação de armas, a ajuda humanitária, a prevenção dos conflitos, a manutenção da paz e a promoção dos direitos humanos".

Obama "reforçou a importância de se fortalecer os esforços de reforma das Nações Unidas, incluindo a garantia da manutenção de uma paz eficaz e responsável, e do fortalecimento e modernização das instituições da ONU".

Guterres, de 67 anos, substituirá o sul-coreano Ban Ki-moon, um diplomata que dirigiu a ONU por uma década.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos