Arábia Saudita emite valor recorde de US$ 17,5 bilhões em títulos da dívida

Paris, 20 Out 2016 (AFP) - A Arábia Saudita captou o recorde de 17,5 bilhões de dólares em sua primeira emissão de títulos no mercado internacional, anunciou o banco HSBC, uma das instituições que participa na operação.

A economia da Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo, foi afetada pela queda dos preços do barril. Com uma previsão de déficit de 87 bilhões de dólares este ano, o país anunciou um plano de diversificação de sua economia e de reformas, incluindo a emissão de títulos e medidas de austeridade.

"Esta emissão inaugural de 17,5 bilhões de dólares marca com êxito a chegada da Arábia Saudita aos mercados capitais, já que esta é a maior emissão sindicada (através de investidores a várias entidades bancárias) já realizada por um país", afirmou à AFP Jean-Marc Mercier, codiretor da divisão de mercados de capitais de empréstimo no HSBC.

A emissão acontece em três níveis: um primeiro de 5,5 bilhões com cinco anos de vencimento, com uma taxa de juros anual nominal de 2,375%, um segundo de 5,5 bilhões a 10 anos a 3,25% e um terceiro de 6,5 bilhões a 30 anos a 4,5%, indicou o banco.

abx/fp

HSBC HOLDINGS

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos