Forças iraquianas avançam mais rápido que o previsto rumo a Mossul, afirma premier

Paris, 20 Out 2016 (AFP) - As forças iraquianas avançam mais rápido que o previsto na ofensiva para retomar Mossul das mãos do grupo Estado Islâmico, afirmou nesta quinta-feira o primeiro-ministro Haider al-Abadi.

"Estamos avançando mais rápido que o previsto e programado para Mossul", disse Abadi em videoconferência em Bagdá, por ocasião do início de uma reunião em Paris sobre o futuro da segunda maior cidade do Iraque.

Na reunião inaugurada pelo presidente francês François Hollande participam quase 20 nações, incluindo Estados Unidos, Turquia, Irã, países do Golfo e europeus.

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault, e seu colega iraquiano Ibrahim al-Jaafari presidem as conversações.

O encontro acontece poucos dias antes de uma reunião, também em Paris, dos principais ministros da Defesa da coalizão internacional que luta contra o EI para abordar a batalha de Mossul.

As forças iraquianas iniciaram na segunda-feira uma ofensiva para reconquistar a cidade de Mossul, a segunda mais importante do país, controlada pelo EI desde junho de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos