Hillary: política de deportação de imigrantes de Trump 'dividirá país'

Las Vegas, Estados Unidos, 20 Out 2016 (AFP) - O plano de Donald Trump de implementar uma deportação em massa de milhões de imigrantes em situação irregular "dividirá o país" - atacou Hillary Clinton, no último debate pela presidência dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (19), em Las Vegas.

Segundo Hillary, se essa iniciativa for aplicada, o país terá de sair em busca de imigrantes "escola por escola, casa por casa, loja por loja".

"Acho que é uma ideia que vai dividir o país", frisou.

"Não quero separar famílias de seus filhos. E não quero ver a força dedicada a deportar, da que Trump fala, em ação em nosso país", declarou Hillary.

"Estamos recebendo as drogas, e eles, o dinheiro. Precisamos de fronteiras mais fortes", justificou o empresário, ao defender seus planos na área.

De acordo com Trump, existem "hombres maus" no país que deveriam ser devolvidos para seus países de origem.

O republicano lembrou que o próprio presidente Barack Obama manteve um volume constante de deportações diárias.

"O que eu quero dizer é que o presidente Obama já deportou milhões e milhões de pessoas. Ela (Hillary) não quer mencionar isso, mas é o que acontece", completou Trump.

Adepta da tentativa do presidente Barack Obama conseguir aprovar uma reforma migratória no Congresso, Hillary defendeu a regularização dos imigrantes em situação ilegal.

"Assim, os empregadores não podem explorá-los e reduzir os salários dos americanos. E Donald sabe muito disso", alfinetou.

Clinton e Trump se enfrentaram em um debate de 1h30, moderado pelo jornalista Chris Wallace da Fox News, o último antes das eleições de 8 de novembro.

As últimas pesquisas colocam a ex-secretária de Estado com uma vantagem de pelo menos 6,5 pontos percentuais em relação ao magnata do setor imobiliário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos