Moscou critica EUA por prisão de suposto hacker russo

Moscou, 20 Out 2016 (AFP) - Moscou acusou, nesta quinta-feira, Washington de perseguir seus cidadãos e afirmou que vai se opor à extradição de um homem russo detido em Praga, suspeito de ser o autor de ataques informáticos nos Estados Unidos.

A polícia checa informou na quarta-feira que prendeu, com a ajuda do FBI, um cidadão russo suspeito de "ter realizado ciberataques contra certos alvos americanos".

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores russo, Maria Zajarova, disse a jornalistas que a prisão constitui "o exemplo mais recente de como as autoridades americanas perseguem cidadãos russos no mundo todo".

Zajarova confirmou as informações dos meios russos de que o suspeito se chama Yevgeny Nikulin.

Disse, ainda, que "o Ministério de Relações Exteriores russo e a embaixada em Praga estão trabalhando ativamente com as autoridades checas para impedir a extradição deste cidadão russo para os Estados Unidos".

Recentemente, os Estados Unidos acusaram a Rússia de ter organizado ciberataques para influenciar na sua campanha presidencial.

A campanha da candidata presidencial americana Hillary Clinton afirma que o país está por trás de um vazamento constrangedor de e-mails do Comitê Nacional Democrata.

Segundo Washington, a Rússia quer favorecer o candidato republicano Donald Trump, que já elogiou o presidente russo, Vladimir Putin, e defendeu o estabelecimento de melhores relações com Moscou.

No domingo, Putin rejeitou estas acusações e afirmou que Washington utiliza a Rússia para "desviar a atenção dos eleitores dos seus problemas".

As relações entre os Estados Unidos e a Rússia são tensas devido à incapacidade de ambos os países para encontrar soluções para os conflitos sírio e ucraniano.

A polícia checa não informou se a prisão está relacionada com estas acusações, e a Casa Branca disse que não podia das mais detalhes porque há uma investigação em curso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos