Emigrantes são atacados na costa da Líbia

Roma, 21 Out 2016 (AFP) - Homens a bordo de uma embarcação da Guarda Costeira líbia atacaram cerca de 150 emigrantes que estavam em uma lancha perto da costa da Líbia na quinta-feira à noite (20) - disse uma ONG alemã à AFP.

Enviados pela Guarda Costeira italiana, os socorristas da ONG alemã Sea-Watch presenciaram a cena e conseguiram salvar 120 pessoas, contou à AFP o porta-voz da Sea-Watch Ruben Neugebauer.

Os italianos coordenam as operações de resgate nessa área.

Com excesso de lotação, a lancha estava a 14 milhas náuticas de Sabrata, quase no limite das 12 milhas de águas líbias, em águas internacionais. Desviado pelos agentes italianos, um petroleiro se posicionou para proteger a lancha.

Enquanto os socorristas do Sea-Watch se preparavam para distribuir coletes salva-vidas aos cerca de 150 imigrantes, um grupo de homens, aparentemente armados, chegou em uma embarcação com a marca da Guarda Costeira líbia.

Muito nervosos, começaram a atacar os imigrantes e tentaram roubar o motor da lancha. Agrediram os imigrantes com paus e alguns saltaram a bordo, provocando uma onda de pânico.

Atingida por tiros, a lancha acabou se esvaziando, e a maioria dos imigrantes caiu na água. As equipes de Sea-Watch conseguiu salvar apenas 120 pessoas e recuperar quatro corpos. Os socorristas relataram que entre 15 e 25 pessoas estariam desaparecidas.

Questionados pela AFP, os agentes líbios declararam não dispor de informação sobre o incidente.

No total, cerca de 5.400 pessoas foram resgatadas esta semana, de acordo com a Guarda Costeira italiana.

Segundo o Ministério italiano do Interior, mais de 146.500 imigrantes, em sua maioria, provenientes da Líbia, chegaram este ano à Itália. A viagem custou a vida de pelo menos 3.656, conforme balanço da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos