Bogotá faz 'beijaço pela paz'

Bogotá, 22 Out 2016 (AFP) - Centenas de pessoas participaram nesta sexta-feira, em Bogotá, de um "beijaço pela paz" para pedir uma rápida solução sobre o acordo firmado entre o governo colombiano e a guerrilha das Farc, que foi rejeitado em referendo.

"Acredito ainda na paz e que este país está construindo a paz. Está se esforçando nisto (...). Acredito que o beijo é a melhor expressão do amor", declarou à AFP Lorena Aguilar, acompanhada de sua companheira.

Reunidos na Praça Bolívar, a poucos metros do presidencial Palácio de Nariño, os participantes - de distintos coletivos a favor da paz - deram beijos e abraços durante cerca de uma hora, entre gritos de "faça amor e não a guerra" ou "queremos a paz já".

Com base no acordo de paz, as partes declararam em agosto passado um cessar-fogo bilateral e definitivo, que após a derrota no referendo, em 2 de outubro, foi prorrogado pelo presidente Juan Manuel Santos até 31 de dezembro.

A Colômbia vive um conflito armado há mais de 50 anos envolvendo guerrilhas, paramilitares e agentes da força pública, que já deixou 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos