Topo

Holandeses apresentam aspirador de partículas ultrafinas

25/10/2016 15h57

Haia, 25 Out 2016 (AFP) - Empresários holandeses apresentaram esta terça-feira, em Amsterdã, um sistema de filtros destinado a purificar o ar ambiente externo de quase todas as partículas finas e ultrafinas que prejudicam a saúde, e chamaram sua invenção de o primeiro "aspirador" gigante deste tipo no mundo.

"É um grande filtro industrial, de oito metros de comprimento, feito de aço, que seria colocado no topo dos edifícios, perto das zonas industriais" ou em aeroportos, disse à AFP Henk Boersen, porta-voz da start-up Envinity Group, que iniciou o projeto.

Este sistema inovador é capaz de aspirar o ar em um raio de 300 metros e até sete quilômetros de altura, tratar 800.000 metros cúbicos de ar por hora e filtrar 100% das partículas finas e 95% das partículas ultrafinas presentes no ar, segundo testes realizados com o protótipo.

"Uma grande coluna de ar atravessará o filtro e sairá limpa", afirmou o porta-voz.

As partículas finas são liberadas na queima de madeira e outros combustíveis, assim como da combustão industrial, e são consideradas pela Agência Europeia do Ambiente "o poluente atmosférico mais nocivo para a saúde humana" no continente.

Cerca de 90% dos residentes da União Europeia estão expostos a níveis dessas partículas - que podem ser cancerígenas - acima dos recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Já as partículas ultrafinas são liberadas pelas emissões dos automóveis e aviões, de acordo com o Envinity Group, e podem causar danos ao sistema nervoso, infecções, câncer, asma, alergias, doenças respiratórias ou cardiovasculares.

Governos, empresas e aeroportos já estão interessados no projeto, disse Boersen.

Para a start-up holandesa, este sistema ajudaria a tornar "mais estritos" os padrões europeus de partículas finas, que buscam principalmente "a redução da emissão na fonte", diminuindo, por exemplo, a velocidade máxima nas estradas.

Outro sistema de purificação do ar, denominado "Smog Free Tower", foi instalado no mês passado em Pequim e lançado pelo artista holandês Daan Roosegaarde. É capaz de limpar até 30.000 metros cúbicos de ar por hora, recolhendo mais de 75% das partículas nocivas, disse o Studio Roosegaarde em um comunicado.