Obama participará de cúpula da APEC após eleições nos EUA

Washington, 25 Out 2016 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, visitará o Peru para a cúpula do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (APEC) após as eleições presidenciais nos Estados Unidos, informou a Casa Branca nesta terça-feira. Antes disso, ele fará uma viagem à Grécia e à Alemanha na segunda quinzena de novembro

De 18 a 20 de novembro Obama estará no Peru para participar da cúpula da APEC. Sua agenda inclui uma reunião com o presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, e "líderes de países-membros do acordo de livre-comércio Trans-Pacífico" (TPP).

A APEC é formada por 21 países que representam 57% da economia mundial, e totalizam um PIB de 41 trilhões de dólares. Também somam 47% do comércio mundial e 40% da população mundial - cerca de 3 bilhões de pessoas.

Antes disso, o chefe de Estado americano chegará à Grécia em 15 de novembro para cumprir uma agenda que inclui reuniões com o presidente, Prokopis Pavlopoulos, e com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

De acordo com a Casa Branca, Obama se propõe a expressar seu apoio ao "esforço implementado para pôr a economia grega em um caminho sustentável", e também para agradecer a "notável generosidade" mostrada pelos gregos com os refugiados e imigrantes.

Em 17 de novembro Obama viajará para a Alemanha, onde discutirá com a chanceler Angela Merkel os "esforços comuns para resolver os conflitos na Ucrânia e na Síria", assim como a campanha contra o grupo Estado Islâmico e as "relações econômicas transatlânticas".

Na Alemanha, acrescentou a Casa Branca, o presidente "terá uma última oportunidade" de reunir-se também com os líderes de França, Itália e Reino Unido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos