Cancelada a reunião sobre acordo comercial entre UE e Canadá

Bruxelas, 27 Out 2016 (AFP) - A reunião de cúpula para a assinatura do acordo comercial entre União Europeia e Canadá (CETA), prevista para esta quinta-feira, está "cancelada", informou à AFP uma fonte europeia, no momento em que a Bélgica tenta desbloquear o veto de alguns de seus governos regionais ao tratado.

"A reunião de hoje está cancelada. No momento, não temos data para outro encontro. O próximo passo é que toda a UE esteja em posição de assinar o acordo", afirmou a fonte, que pediu anonimato.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, havia anunciado poucas horas antes o cancelamento de sua viagem a Bruxelas para a reunião. Na quarta-feira, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, considerava o encontro "ainda possível".

Para aprovar este espaço de livre comércio de 550 milhões de pessoas, a UE precisa da aprovação de todos os países membros, mas a Bélgica não conseguiu concretizar a medida porque vários de seus governos regionais, incluindo o da Valônia, rejeitam o texto atual.

As negociações entre o governo federal belga, dirigido pelo liberal Charles Michel, e os governos regionais são intensas desde o início da semana para tentar desbloquear o cenário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos