Topo

De 800 e 900 combatentes do EI morreram na ofensiva de Mossul

27/10/2016 09h14

Bagdá, 27 Out 2016 (AFP) - Entre 800 e 900 combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) morreram desde 17 de outubro, data do início da ofensiva terrestre das forças iraquianas para reconquistar a cidade de Mossul, região norte do Iraque, informou à AFP o general americano Joseph Votel.

"Calculamos que provavelmente mataram entre 800 e 900 combatentes do EI nas operações iniciadas há uma semana e meia", afirmou o general Votel, que dirige o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) em uma entrevista à AFP de um local não revelado.

O comandante das forças americanas no Oriente Médio disse, no entanto, que será difícil divulgar números precisos porque os combatentes do EI se deslocam ao redor de Mossul e tentam dissimular-se entre a população civil.

O EI não tem capacidade para deslocamentos em grandes comboios, mas a coalizão internacional adverte que ainda há movimentações em pequenos grupos.

As forças de segurança iraquianas e os combatentes curdos avançam em direção a Mossul a partir de várias frentes e até agora o progresso tem sido relativamente rápido.

Até o momento, a ofensiva iniciada há 10 dias se concentra nas localidades e vilarejos próximos da cidade.