Topo

Chefe da diplomacia europeia visita Irã e Arábia Saudita para tratar da Síria

28/10/2016 19h16

Bruxelas, 28 Out 2016 (AFP) - A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, viaja nos próximos dias para Irã e Arábia Saudita, no âmbito de seus esforços para buscar uma solução para o conflito na Síria - informou Bruxelas em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (28).

Federica visitará Teerã, no sábado, e Riad, na segunda-feira, para "conversas de alto nível" com as potências regionais do Oriente Médio sobre a guerra na Síria.

O reino sunita da Arábia Saudita apoia os rebeldes sírios, enquanto seu vizinho e rival regional - o Irã xiita - apoia o governo sírio do presidente Bashar al-Assad.

O anúncio chega horas depois de os principais grupos rebeldes sírios terem lançado uma grande ofensiva para romper o cerco do governo aos bairros controlado por eles no oeste de Aleppo e lançaram foguetes que mataram pelo menos 15 civis.

A segunda cidade da Síria e antiga capital econômica do país se tornou, há meses, o centro nervoso da guerra deflagrada em 2011 e que já deixou 300.000 mortos e milhões de deslocados.