Topo

Israel se desculpa por declarações de vice-ministro sobre sismo na Itália

Igreja do século 14 foi parcialmente destruída por terremoto em Visso, na Itália - Alessandra Tarantino/AP
Igreja do século 14 foi parcialmente destruída por terremoto em Visso, na Itália Imagem: Alessandra Tarantino/AP

Em Jerusalém (Israel)

29/10/2016 10h37

Israel se desculpou no sábado pelas declarações de um vice-ministro que atribuiu o terremoto de quarta-feira (26) na Itália a um castigo infligido após a adoção, pela Unesco, de uma resolução sobre Jerusalém Oriental denunciada pelo Estado hebraico. Em uma visita ao Vaticano, o vice-ministro de Relações Exteriores, Ayub Kara, afirmou na quarta-feira ter "certeza de que o sismo ocorreu por causa da decisão da Unesco".

"Condenamos as declarações do vice-ministro", afirmou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores em um comunicado.

Israel se opõe a uma resolução sobre o patrimônio cultural palestino em Jerusalém Oriental, adotada em 18 de outubro pela Unesco, que lamenta as "escavações ilegais" de Israel na Cidade Velha de Jerusalém, citando "a Esplanada das Mesquitas".

O texto omite a outra denominação do local, hebraica, de "Monte do Templo", o lugar mais sagrado do judaísmo, algo que as autoridades israelenses denunciaram.

Jerusalém Oriental, que inclui a Cidade Velha, foi ocupada em 1967 e anexada por Israel. Este ato nunca foi reconhecido pela comunidade internacional.

Imagens mostram estrago causado por terremoto na Itália

redetv