Crivella é eleito prefeito do Rio com quase 60%

Rio de Janeiro, 30 Out 2016 (AFP) - O senador e bispo evangélico licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), de 59, foi eleito prefeito do Rio de Janeiro, após a realização do segundo turno das eleições municipais neste domingo (30).

Com 95% das urnas apuradas, Crivella aparece com 59,16% dos votos, contra 40,84% de seu oponente, Marcelo Freixo (PSOL).

Simpatizantes e correligionários esperam Crivella, agora à noite, em Bangu, na zona oeste da cidade, para comemorar o resultado. Já Freixo discursou na Cinelândia, no Centro, para uma multidão de militantes que se reuniu para acompanhar a apuração.

A abstenção chegou a 26,92%, superior aos 24,82% registrados no primeiro turno, em 2 de outubro. O percentual de votos brancos foi de 4,17% (contra 5,50% no primeiro turno), e nulos, 16% (contra 12,72%).

Com as zonas eleitorais abertas desde as 8h, cerca de 33 milhões de brasileiros votaram nos municípios onde nenhum candidato obteve a maioria absoluta no primeiro turno.

O primeiro turno já tinha marcado a queda da esquerda representada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Lula e Dilma Rousseff. A presidente perdeu o cargo em agosto, após sofrer um processo de impeachment, com seu governo golpeado pelas acusações de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos