Topo

EI reivindica assassinato de adolescente neste mês na Alemanha

30/10/2016 11h29

Berlim, 30 Out 2016 (AFP) - O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou na madrugada de domingo o assassinato de um adolescente na Alemanha em meados de outubro, um caso sobre o qual a polícia não tinha facilitado nenhuma pista até agora.

"Um soldado do EI esfaqueou dois indivíduos na cidade de Hamburgo no dia 16 deste mês (...) em resposta aos chamados a atacar cidadãos dos países da coalizão" antijihadista que opera na Síria e no Iraque, informou a agência de notícias Aamaq, um dos meios do Estado Islâmico.

Procurada pela AFP, a polícia de Hamburgo (norte), não quis comentar a reivindicação.

Em 17 de outubro, a instituição indicou em um comunicado que procurava um indivíduo de entre 23 e 25 anos de aparência "mediterrânea", que na véspera tinha esfaqueado um adolescente de 16 anos quando este estava à beira do rio Alster, em Hamburgo, com uma amiga de 15 anos.

"Se desconhece o motivo do crime, que é alvo de investigações", disse então a polícia.

A reivindicação difundida pela Aamaq não dá nenhum detalhe sobre o autor e os fatos.

Diferentemente da França e da Bélgica, a Alemanha não sofreu grandes atentados do Estado Islâmico, mas registrou vários ataques menores e individuais.

Em julho, o grupo extremista anunciou ter organizado um atentado cometido por um sírio de 27 anos que deixou 15 feridos e outro perpetrado também por um solicitante de asilo, que feriu cinco pessoas com um machado.

Também foram frustrados vários projetos de atentado, o último deles neste mesmo mês, quando um refugiado sírio - que armazenava explosivos muito potentes no seu apartamento, ao que tudo indica para cometer um atentado em Berlim - foi detido e se suicidou na prisão.

tgb-alf/pt/app/erl/db