Topo

Pró-russos e pró-europeus moldavos disputarão o 2o. turno presidencial

31/10/2016 14h28

Chisinau, 31 Out 2016 (AFP) - O candidato pró-russo Igor Dodon venceu o primeiro turno das eleições presidenciais de domingo na Moldávia e enfrentará no segundo turno a pró-europeia Maia Sandu, segundo resultados provisórios da Comissão Eleitoral.

Depois da apuração de quase todas as urnas, Dodon ficou com 48,23% dos votos contra 38,42% de sua principal adversária, a pró-europeia Maia Sandu.

Os resultados definitivos serão conhecidos até quarta-feira, segundo a Comissão. O segundo turno será realizado em 13 de novembro.

Os moldavos votaram em sua sua primeira eleição presidencial por sufrágio universal desde 1997,

conforme decisão votada pela Corte Constitucional em março deste ano.

A previsão era de uma votação apertada, depois da gigantesca fraude bancária revelada no ano passado, episódio que gerou uma profunda crise política nacional.

Dodon, 41 anos, pró-Moscou e ex-ministro da Economia de um governo dirigido por comunistas, promete "restabelecer uma aliança estratégica com a Rússia" e trabalhar para "anular a cláusula econômica do acordo de associação com a UE", firmado em 2014 pelas autoridades pró-europeias.

Já Maia Sandu, de 44, candidata da oposição de centro direita e ex-ministra da Educação, que trabalhou para o Banco Mundial, promete uma "Moldávia europeia".

Antiga república soviética situada entre Romênia e Ucrânia, a Moldávia é um dos países mais pobres da Europa. De acordo com o Banco Mundial, 41% de sua população vive com US$ 5 por dia.

Em 2015, veio à tona o desaparecimento de US$ 1 bilhão dos caixas de três bancos do país, montante que representa 15% do Produto Interno Bruto (PIB). A notícia provocou grandes manifestações no país. Esses atos conseguiram reunir pró-europeus e pró-russos de direita e de esquerda.

Desde então, três governos se seguiram, sem conseguir acalmar a ira dos moldávios contra uma classe política vista como manchada pela corrupção.

ag-tbm/nm/ia/jvb/age/cn