Londres recebe com honras presidente da Colômbia

Londres, 1 Nov 2016 (AFP) - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, será recebido nesta terça-feira em Londres com todas as honras pela rainha Elizabeth II da Inglaterra, no início de uma visita de Estado na qual o processo de paz também será protagonista.

"É uma grande honra para a Colômbia. Nunca um presidente da Colômbia foi convidado a uma visita de Estado ao Reino Unido", disse o presidente pouco antes de pousar em Londres.

Enquanto na Colômbia Santos trava uma batalha para levar adiante seu plano de reconciliação com as Farc, na Europa desfrutará de uma trégua e de boas-vindas calorosas, primeiro em Londres e depois em Oslo, em 10 de dezembro, onde receberá o prêmio Nobel da Paz.

A etapa mais politicamente chamativa de sua visita britânica (de 1 a 3 de novembro) acontecerá na quinta-feira, quando Santos viajará a Belfast, a capital da província britânica da Irlanda do Norte, cenário de três décadas de conflito sangrento entre católicos e protestantes que terminaram com os acordos de paz de 1998.

Ao longo de sua visita, entre outras coisas, Santos pronunciará um discurso no Parlamento, dará uma conferência na London School of Economics, se reunirá com a primeira-ministra Theresa May e percorrerá as dependências subterrâneas de Londres de onde o então primeiro-ministro Winston Churchill dirigiu o país durante a Segunda Guerra Mundial, sob os bombardeios alemães.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos