'O destino da República está em suas mãos', alerta Obama

Washington, 2 Nov 2016 (AFP) - O presidente Barack Obama convocou os americanos, nesta quarta-feira (2), a irem às urnas votar na democrata Hillary Clinton para bloquear o caminho para o candidato republicano, Donald Trump, pois "o destino da República está em jogo".

"Têm seis dias para decidir o futuro deste país que tanto amamos", afirmou Obama, durante comício em Chapel Hill, na Carolina do Norte.

"Vocês podem eleger a primeira mulher presidente (...) Têm a oportunidade de fazer história", insistiu.

"Se Hillary ganhar na Carolina do Norte, ganhará. E, quando disse que o destino da República está em suas mãos, não estava brincando", acrescentou.

"Rejeitem o medo! Elejam a esperança! Votem!", pregou.

Remontando às eleições de 2008 e de 2012, Obama afirmou ainda que a eleição deste ano tem uma natureza diferente por conta da personalidade de Trump.

"Fui candidato contra John McCain, fui candidato contra Mitt Romney (e) nunca pensei em que a República estivesse em perigo, se fossem eleitos", comentou, acrescentando que os Estados Unidos não podem se permitir eleger um presidente "que propõe torturar", ou "dar os códigos nucleares a alguém tão imprevisível".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos