Obama injeta entusiasmo na campanha de Hillary Clinton

Miami, 3 Nov 2016 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi à Flórida nesta quinta-feira para animar a campanha da democrata Hillary Clinton, convocando os eleitores a sair de casa para votar na próxima terça-feira.

Aproveitando seus altos índices de aprovação, Obama utilizou seu talento discursivo para apoiar Hillary, trazendo energia e otimismo à tóxica e polarizada corrida entre o republicano Donald Trump e sua adversária democrata.

O Partido Democrata da instável Flórida - Estado que oscila entre um e outro partido a cada eleição - conta principalmente com os votos dos jovens, dos hispânicos e da comunidade negra, grupos inclinados a abstenção.

Diante desta situação, a campanha democrata se concentra agora em convencer os eleitores da necessidade de votar, se possível esta semana para se evitar as longas filas na próxima terça-feira.

"Graças a vocês que 20 milhões de pessoas agora tem um seguro saúde. Foi graças a vocês que obtivemos este progresso", declarou o presidente sobre os eleitores.

"Não peço que acreditem na capacidade de Hillary de mudar as coisas. Peço que acreditem em vocês para mudar as coisas. Hillary Clinton poderá ajudá-los apenas se vocês lhe derem esta oportunidade".

Sobre o republicano Donald Trump, que também faz campanha na Flórida, Obama disse que "qualquer um que se irrite com um episódio do 'Saturday Night Live' não é alguém que vocês queiram ver a cargo de armas nucleares. Isto é sério".

Obama se referia aos comentários de Trump sobre este programa de humor, no qual o ator Alec Baldwin interpretou o candidato republicano no debate presidencial.

"Este é um homem que tuíta que deveriam cancelar 'Saturday Night Live' e que não quer que Alec Baldwin o imite. É sério"?!

Trump reagiu questionando Obama por não estar trabalhando na presidência. "Por que ele não está na Casa Branca se dedicando a nos devolver os postos de trabalho e ajudar os veteranos"?!.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos