Forças iraquianas entram em Mossul, forte resistência do Estado Islâmico

Mossul, Iraque, 4 Nov 2016 (AFP) - As forças de elite iraquianas avançaram nesta sexta-feira pelas ruas de Mossul, enfrentando uma dura resistência dos combatentes extremistas do Estado Islâmico (EI), que controlam esta cidade há mais de dois anos, informou uma fonte militar.

As Unidades Antiterroristas (CTS) entraram no bairro de Al Karama, leste da cidade, onde enfrentaram bombas e intensos disparos dos combatentes do EI, indicou à AFP um comandante das CTS, Muntathar Salem. Mossul, segunda cidade iraquiana, conquistada pelo EI em junho de 2014, virou desde então o reduto do grupo jihadista no Iraque.

Um jornalista da AFP, que acompanha o comandante das CTS em um cemitério na entrada leste da cidade, viu escavadeiras e outros veículos armados dirigindo-se para o bairro de Al Karama.

Segundo comunicados recebidos por rádio, os jihadistas ergueram barreiras e espalharam bombas pelas ruas para frear o avanço militar iraquiano.

Calcula-se que 3.000 e 5.000 combatentes do EI se encontram no interior de Mossul, onde também estão sitiados 1,2 milhão de civis.

sbh-jmm/kir/me/es/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos