Três militares dos EUA mortos em tiroteio na Jordânia

Amã, 4 Nov 2016 (AFP) - Três militares americanos foram mortos nesta sexta-feira em um tiroteio na entrada de uma base militar no sul da Jordânia, em circunstâncias ainda não esclarecidas.

Um oficial jordaniano também ficou ferido no tiroteio, que ocorreu na entrada da base aérea Rei Faissal, em Al Jafr, segundo o Exército jordaniano.

"Três militares americanos morreram hoje na Jordânia. As primeiras informações davam conta de um morto e dois feridos, mas os feridos, levados a um hospital de Amã, faleceram", informou um oficial em Washington.

"Os militares estavam em veículos que se aproximaram da entrada de um campo de treinamento militar jordaniano, quando foram alvo de disparos de armas leves".

Segundo outro oficial americano, um jordaniano atirou contra o veículo onde estavam os militares, mas ainda não se sabe se foi um ataque "deliberado" ou em "engano".

O Exército jordaniano confirmou as três mortes, retificando um primeiro boletim sobre dois mortos e dois feridos.

Os militares jordanianos informaram que "a troca de tiros ocorreu (...) quando um veículo com instrutores tentava entrar na base".

Em uma primeira versão, o Exército jordaniano relatou um tiroteio quando instrutores americanos ignoraram as ordens dos guardas da base para que detivessem seu veículo.

Amã e Washington farão uma "investigação conjunta" para determinar as circunstâncias do incidente, disse à AFP uma fonte governamental, acrescentando que o "incidente parece distinto dos métodos utilizados em ataques terroristas".

A embaixada americana na Jordânia declarou que houve um "incidente de segurança envolvendo o pessoal americano", sem dar maiores detalhes.

A Jordânia mantém relações muito estreitas com os Estados Unidos, principalmente no âmbito militar, e participa da coalizão internacional liderada por Washington contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos