AQMI divulga vídeo de execução de dois homens no Mali

Bamako, 5 Nov 2016 (AFP) - A organização Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI), grupo radical vinculado à rede Al Qaeda, divulgou um vídeo na sexta-feira da execução de dois malineses acusados de colaborar com as forças militares francesas presentes no Mali para combater os extremistas.

O vídeo, divulgado na noite de sexta-feira pelo Andalus Media, órgão de comunicação do AQMI, mostra a execução pública de dois homens, apresentados com os nomes de Mohamed Ould Beih e El Hussein, em um local não identificado.

O primeiro era acusado de ter sido pago para recrutar informantes e o segundo, de ter exibido depósitos de armas escondidos dos extremistas a militares franceses.

Badi também era acusado de colaborar com as autoridades mauritanas e dar-lhes informação sobre os combatentes extremistas na Líbia.

Ambos foram executados a tiros diante de um grupo numeroso de nômades. O vídeo foi divulgado com um comentário no qual a população local é ameaçada de ter o mesmo destino dos dois homens se tentar dar informações sobre os extremistas.

O vídeo, intitulado "Traidores 2", aparece como a sequência de outro, "Traidor", difundido em dezembro de 2015, no qual aparecia a execução, pelos mesmos motivos, de dois malienses e um mauritano.

Os grupos extremistas tomaram o controle do norte do Mali em 2012, mas foram expulsos em grande parte após a intervenção militar francesa em 2013, embora regiões inteiras continuem escapando do controle das forças malineses e da ONU (Minusma).

O vídeo foi retransmitido no mesmo dia em que um militar francês, vítima de uma mina que explodiu na passagem de seu veículo, morreu no norte do Mali, um ataque reivindicado pelo grupo extremista Ansar Dine.

hos-sd-se/jom/mr/mct/jvb/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos