Estudante de Chibok sequestrada pelo Boko Haram é libertada

Kano, Nigéria, 5 Nov 2016 (AFP) - O exército nigeriano afirmou neste sábado ter libertado uma das estudantes de Chibok sequestradas pelo Boko Haram há mais de dois anos, perto da fronteira com o Camarões.

"O exército nigeriano libertou uma menina de Chibok em Pulka" na noite de sexta-feira, afirmou o porta-voz militar Sani Usman.

Pulka encontra-se perto da cidade de Gwoza (no estado de Borno) e dos montes Mandara, que separam a Nigéria do extremo norte do Camarões.

Vinte e uma estudantes de Chibok sequestradas em abril de 2014 foram libertadas no dia 14 de outubro pelos sequestradores após negociações entre o governo e o grupo extremista. Restam 196 em poder do Boko Haram.

O governo acredita que obterá a libertação de outras 83 mediante negociações com o grupo islamita, dividido entre várias facções.

Das 276 estudantes sequestradas, 57 escaparam logo depois do sequestro e outra foi encontrada pelo exército no mês de maio, junto com seu marido, um combatente, e o filho de ambos, de 4 meses.

O sequestro em massa destas estudantes gerou uma onda de indignação mundial, sobretudo no Twitter com a hashtag #Brinbackourgirls ("Tragam de volta nossas meninas").

abu-joa/jpc/erl/me/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos