EUA mantêm 'estreito contato' com Turquia sobre ofensiva a Raqa

Amã, 6 Nov 2016 (AFP) - Os Estados Unidos mantêm "estreito contato" com a Turquia para coordenar a ofensiva contra a cidade de Raqa, bastião na Síria do grupo Estado Islâmico (EI), declarou neste domingo em Amã Brett McGurk, enviado americano da coalizão internacional anti-EI.

"Estamos em estreito contato (...) com nossos aliados turcos, é por isso que o chefe do Estado-Maior Conjunto (Joseph Dunford) está hoje (domingo) em Ancara", declarou McGurk em uma coletiva de imprensa na capital jordaniana, Amã.

"Queremos que se coordene o máximo possível, reconhecendo que haverá uma mistura de forças no terreno e que muitas destas forças supostamente não estarão de acordo, mas compartilham um comum e ainda muito letal inimigo", disse, fazendo referência ao EI.

McGurk fez estas declarações horas depois de que as forças curdo-árabes lançaram uma operação para retomar Raqa do grupo extremista.

As Forças Democráticas Sírias (FDS), à frente da operação, asseguraram ter acordado com os Estados Unidos que a Turquia fique à margem da batalha.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, havia afirmado no dia 27 de outubro que as operações militares realizadas por seu país no norte da Síria se estenderiam até Raqa.

Ancara teme que as Forças Democráticas Sírias - uma aliança anti-extremista dominada pelas forças curdas que compreende combatentes árabes - estejam dominadas pelas milícias curdas das Unidades de Proteção Popular (YPG).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos