Nicaraguenses começam a votam com Ortega como favorito à reeleição

Manágua, 6 Nov 2016 (AFP) - As eleições presidenciais e legislativas da Nicarágua começaram em calma neste domingo, com o presidente Daniel Ortega como favorito para ganhar seu terceiro mandato consecutivo.

O comparecimento de eleitores parecia escasso na maioria dos 4.308 centros de votação, onde estão instaladas 14.582 juntas receptoras de votos (JRV), nas quais espera-se que votem 3,8 milhões de pessoas.

O início da eleição estava um pouco lento pelo atraso na integração dos membros das JRV, segundo informações de distintos pontos do país.

As ruas da capital Manágua, a principal praça política, estavam vazias como em um dia de feriado com escasso trânsito nas primeiras horas da manhã.

Ortega, que tem como companheira de chapa sua esposa Rossa Murillo, lidera a intenção de voto contra cinco rivais de partidos minoritários que juntos não alcançam 15% do apoio nas eleições.

Nestas eleições também serão renovadas a Assembleia Legislativa, de 90 membros, e os 20 representantes diante do Parlamento Centro-Americano.

Opositores excluídos da eleição fizeram chamados para a abstenção para deslegitimar a votação e forçar outra convocatória com uma participação "inclusiva, justa e transparente".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos