Pesquisas dão vantagem a Hillary em corrida eleitoral acirrada

Washington, 6 Nov 2016 (AFP) - A apenas dois dias da eleição presidencial nos Estados Unidos, as pesquisas indicam uma leve vantagem para Hillary Clinton sobre Donald Trump, embora a indefinição em estados-chave torne difícil fazer prognósticos, segundo um especialista em sondagens.

Uma pesquisa realizada pela rede NBC e pelo jornal Wall Street Journal, publicada neste domingo, atribui a Hillary uma vantagem de quatro pontos percentuais sobre Trump (44% e 40%), em uma pesquisa que inclui os outros dois candidatos minoritários na disputa.

O especialista em pesquisas Nate Silver, do site FiveThirtyEight, apontou que "se (Hillary) tem somente 44% das intenções de voto, isso significa de alguma forma que é vulnerável na maioria das regiões que ainda estão indefinidas".

Por isso, disse Silver em uma entrevista à rede ABC, "os dois candidatos ainda têm muito o que fazer" na campanha.

Esta situação se tornou evidente em dois estados considerados chave nesta eleição, Ohio e Flórida, onde a pesquisa diária da rede CBS deixou claro que a vantagem de Hillary está evaporando rapidamente.

Esta pesquisa diária atribui a Trump uma vantagem de um ponto percentual em Ohio (46% a 45%) e um empate na Flórida (45% a 45%).

Com os 29 votos que distribui para o Colégio Eleitoral e o ajustado da disputa, a Flórida se tornou um dos espaços essenciais para a definição das eleições de terça-feira.

Assim, analistas concordam em que esta eleição se decidirá em aproximadamente uma dezena de Estados nos quais a disputa é particularmente apertada.

Segundo Silver, "o mapa eleitoral de Hillary é menos sólido que o que tinha (o atual presidente Barack) Obama há quatro anos".

Em resumo, acrescentou, a apenas dois dias da campanha "alguém preferiria estar nos sapatos de Hillary do que nos de Trump, mas não é uma posição extraordinariamente segura".

Neste mesmo sábado, o site de Silver atribuía a Hillary 64,2% de probabilidade de ganhar as eleições.

Outro site especializado em análises de pesquisas e médias das tendências, RealClearPolitics, atribuía a Hillary uma vantagem sobre Trump ligeiramente inferior a dois pontos percentuais: 46,6% a 44,8%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos