Principal partido pró-curdo boicotará Parlamento turco

Istambul, 6 Nov 2016 (AFP) - O principal partido pró-curdo da Turquia, o Partido Democrático dos Povos (HDP), anunciou neste domingo a suspensão de todas as suas atividades no Parlamento depois que nove de seus deputados, incluindo seus dois líderes, foram detidos.

"Nossa facção parlamentar e o executivo do partido decidiram suspender nosso trabalho nos órgãos legislativos diante deste ataque", afirmou em um comunicado o HDP, terceiro partido da câmara com 59 deputados.

Os parlamentares que não foram detidos se concentrarão em ir ver seus eleitores, "indo casa por casa, aldeia por aldeia", com o objetivo de elaborar uma proposta sobre como o partido pode continuar suas atividades.

Os dois co-presidentes do HDP, Selahattin Demirtas e Figen Yüksekdag, e outros sete deputados foram detidos e passaram à prisão preventiva na sexta-feira à espera de um julgamento. São acusados de pertencer ou de estar vinculados ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O HDP nega ser uma vitrine política do PKK, que realiza há três décadas uma luta armada para exigir mais direitos e autonomia para os curdos na Turquia.

Este golpe contra o HDP sucede múltiplas detenções e fechamentos de instituições nos círculos curdos e pró-curdos, após o golpe de Estado frustrado contra o presidente Recep Tayyip Erdogan de julho.

Os países ocidentais expressaram sua preocupação diante de uma situação que "fragiliza a democracia na Turquia", segundo um comunicado da UE.

Em resposta, o ministério turco das Relações Exteriores anunciou que seu titular, Omer Celik, havia convocado o conjunto dos embaixadores dos países da UE a uma reunião na segunda-feira para comentar "os últimos acontecimentos" no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos