Um morto e dois feridos por ataque de indígenas na Amazônia peruana

Lima, 6 Nov 2016 (AFP) - Um indígena da etnia Nahua morreu e dois outros ficaram feridos após um enfrentamento com nativos da comunidade Mashco Piro, população em situação de isolamento, na Amazônia peruana, informou o Ministério da Cultura.

O incidente ocorreu quando na quinta-feira cerca de 20 pessoas da população Nahua de Santa Rosa de Serjali, comunidade em contato inicial localizada na região de Cusco (sudeste), entraram em uma região da Reserva Territorial Kugapakori, porque havia a informação de pegadas humanas que indicariam a presença de nativos Mashco Piros.

O Ministério informou em um comunicado que advertiu os Nahuas do perigo que representava essa incursão.

"Em 4 de novembro foi recebida a informação de duas pessoas feridas e uma falecida, o senhor Teodoro Romo. Na data, a equipe do Ministério da Cultura coordenou e transferiu Jairo Raya e Ernesto Rutude ao centro de saúde de Sepahua para atendimento médico", declarou.

As autoridades não deram detalhes das armas utilizadas nos ataques.

A instituição defende que ativou os mecanismos de atuação em situações de emergência com populações de isolamento e contato inicial, com o objetivo de garantir a atenção primária adequada, a segurança da população e evitar enfrentamentos.

A Reserva Territorial Kugapakori se localiza nos distritos de Megantoni e Sepahua, província de La Convención (região Cusco) e Atalaya (região Ucayali). Tem uma extensão de 456.672,73 hectares.

Em maio de 2015, membros da etnia Mashco Piros mataram com uma flecha um nativo da comunidade Shipetiari após entrar em seu terreno para levar alimentos.

Os Nahuas são uma população em contato inicial e estima-se que são cerca de 400 pessoas assentadas na comunidade Santa Rosa de Serjali, enquanto os Mashco Piros são um povo indígena em situação de isolamento que habitam a Reserva Territorial Madre de Dios e se deslocam por áreas dos departamentos de Madre de Dios, Ucayali e Cusco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos