Candidato de oposição lidera 1º turno presidencial na Bulgária

Sófia, 7 Nov 2016 (AFP) - O candidato da oposição socialista búlgara Rumen Radev lidera o primeiro turno da eleição presidencial de domingo, com vantagem sobre a aspirante governista Tsetska Tsacheva, de acordo com os resultados parciais divulgados nesta segunda-feira.

O general Radev, ex-comandante da Aeronáutica e que defende uma relação mais próxima com a Rússia, tem 25,67% dos votos, contra 22,02% para a presidente do Parlamento Tsetska Tsacheva, informou a Comissão Eleitoral após a apuração de mais de dois terços das urnas.

As projeções de domingo dos institutos de pesquisa Gallup e Alpha Research apontavam no domingo à noite 25% dos votos para Radev e 22% para Tsatcheva, a candidata apoiada pelo primeiro-ministro conservador Boiko Borisov.

O chefe de Governo colocou seu mandato em jogo ao afirmar que renunciaria em caso de derrota de Tsatcheva no segundo turno de 13 de novembro, o que provocaria eleições legislativas antecipadas.

Uma antecipação do pleito legislativo poderia levar o país a um período de instabilidade, de acordo com os analistas. Apesar do partido Gerb do primeiro-ministro ser considerado o favorito, "eleições antecipadas resultariam em um Parlamento que teria dificuldades para formar o governo", disse Boriana Dimitrova, diretora da Alpha Research.

O candidato nacionalista Krasimir Karakachanov aparece em terceiro lugar entre os 21 aspirantes, com 15,10% dos votos.

Na quarta posição, com 10,74%, está o empresário Dimitar Mareshki, um crítico do governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos