Forças curdas do Iraque tomam cidade de Bashiqa, perto de Mossul

Bagdá, 8 Nov 2016 (AFP) - As forças curdas do Iraque tomaram a cidade de Bashiqa, uma das últimas cidades a leste de Mossul ainda nas mãos do grupo Estado Islâmico (EI), indicou nesta terça-feira um funcionário de alto escalão.

A cidade está sob "controle total" dos combatentes curdos, anunciou à AFP Jabbar Yawar, secretário-geral do ministério regional curdo responsável das forças de segurança.

O ataque final havia começado na véspera e terminou na manhã desta terça-feira com a morte de 13 extremistas entrincheirados em casas, disse a fonte em uma conversa telefônica com a AFP.

"Durante a manhã, um grupo de terroristas entrincheirados em casas tentaram fugir" e "13 deles morreram", explicou Jabbar Yawar.

Outros cinco foram encontrados feridos em túneis, acrescentou o responsável curdo.

"Nossas forças estão rastreando a cidade e limpando-a de minas", disse Yawar.

Na região de Bashiqa existe uma base militar na qual estão mobilizados militares turcos, um elemento de tensão entre Turquia e Iraque.

A Turquia insiste em participar da ofensiva para reconquistar Mossul, lançada em 17 de outubro, e atacou com sua artilharia posições extremistas.

A reconquista de Bashiqa foi registrada na quarta semana de ofensiva das forças iraquianas e curdas para retomar a cidade de Mossul, no norte do Iraque, segunda cidade do país e principal reduto do Estado Islâmico (EI).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos