Jogo Albânia-Israel terá local alterado por temor de atentado

Tirana, 8 Nov 2016 (AFP) - A partida de futebol entre a seleção albanesa e Israel, marcada para sábado em Shkodra, no norte da Albânia, será disputada em outra cidade "por razões de segurança", devido a temores israelenses de atentados do grupo extremista Estado Islâmico.

O novo local do jogo, válido pelas eliminatórias europeias da Copa do Mundo de 2018, será Elbasan, no centro do país, mas Israel já emitiu uma "recomendação negativa contra qualquer viagem à Albânia" de seus cidadãos, por causa do "risco elevado na região".

A Federação albanesa alegou apenas motivos de segurança, mas as autoridades israelenses esclareceram na noite de terça-feira que "nos últimos dias, pessoas ligadas ao Estado Islâmico foram detidas nos Bálcãs".

"As pessoas que foram detidas planejavam atacar uma série de alvos nos Bálcãs, inclusive o jogo entre Albânia e Israel", explicou o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, em um comunicado.

Consultado pela AFP, o Ministério Público albanês não confirmou se o jogo é alvo de projetos terroristas.

De acordo com o jornal local Panorama, as forças anti-terroristas albaneses prenderam quatro pessoas que pretendiam comprar armas e explosivos para atentados antes e durante a partida.

Entre os presos estão um médico e um cabeleireiro, ambos moradores da cidade de Shkodra, que negam qualquer envolvimento, de acordo com uma fonte judicial.

A Albânia é um país de maioria muçulmana, sendo que a maior parte prega um Islã tolerante. Nos últimos anos, porém, grupos radicais vêm surgindo, ganhando força com os conflitos na Síria e no Iraque.

De 2012 a 2014, de 100 a 120 albaneses se juntaram a grupos extremistas, o que faz do país um dos mais atingidos, em proporção com sua população, de apenas 2,8 milhões de habitantes, de acordo com fontes policiais albanesas.

As mesmas fontes informam que quinze morreram, enquanto cerca de trinta acabaram voltando para a Albânia.

bme-ih-bur/ng/dmk/me/mb/lg/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos