Obama cumpre ritual e joga basquete no dia das eleições

Washington, 8 Nov 2016 (AFP) - O presidente Barack Obama cumpriu nesta terça-feira, dia das eleições nos Estados Unidos, com um ritual com ares de superstição: ir jogar basquete.

Horas após os americanos começar a se dirigir às urnas para eleger a democrata Hillary Clinton ou o republicano Donald Trump como seu sucessor, Obama se dirigiu à base militar Fort McNair, nos arredores de Washington, para jogar uma partida de basquete com amigos.

No fim de 2010, neste mesmo lugar machucou o lábio jogando uma partida. Depois diminuiu consideravelmente a prática deste esporte, preferindo atividades mais tranquilas, como o golfe.

Em 2008 e em 2012, anos nos quais foi eleito pela primeira vez e depois reeleito, Obama disputou partidas de basquete no mesmo dia da eleição, em seu reduto de Chicago, para se distrair a espera aos resultados.

Também havia realizado este mesmo ritual durante o longo processo das primárias democratas nas quais enfrentou Hillary Clinton, atualmente prestes a se converter na primeira mulher presidente dos Estados Unidos.

O respeito a esta tradição até agora deu resultado. Resta saber se desta vez funcionará para contagiar Hillary com sua sorte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos