Chanceleres da UE se reúnem no domingo após eleição de Trump

Berlim, 9 Nov 2016 (AFP) - Os chefes da diplomacia da União Europeia (UE) farão uma reunião especial no domingo (13) após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

A responsável pela diplomacia europeia, Federica Mogherini, "convidou os chanceleres da UE em Bruxelas, no domingo à noite, para um jantar informal e uma troca de pontos de vista sobre como avançar nas relações UE-EUA após as eleições americanas", confirmou seu porta-voz.

Horas antes, o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, havia saudado a realização desse encontro, na véspera do conselho ordinário dos chefes da diplomacia do bloco, também em Bruxelas.

Pouco depois da confirmação da vitória de Trump, Federica destacou que a UE "continuará trabalhando" com os Estados Unidos.

A Alemanha de Angela Merkel advertiu o republicano, por sua vez, de que uma futura "cooperação estreita" entre os dois países deve se fundar nos valores comuns democráticos, lembrando o presidente recém-eleito de sua "responsabilidade" em nível mundial.

O ministro Steinmeier disse esperar tempos "mais difíceis" no âmbito internacional com a chegada do magnata americano à Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos