Marine Le Pen felicita Trump por vitória

Paris, 9 Nov 2016 (AFP) - A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, tuitou na manhã desta quarta-feira suas "felicitações ao novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao povo americano, livre", antecipando a vitória do candidato republicano à Casa Branca.

A presidente da Frente Nacional (FN), que regularmente se manifestava a favor do "tudo, exceto Hillary Clinton", expressava na rede social sua satisfação pelo que seu companheiro Louis Aliot, vice-presidente da FN, qualificou de derrota de "uma elite arrogante".

Marine Le Pen é candidata às eleições presidenciais francesas de 2017. Diante de uma esquerda dividida, as pesquisas preveem que passará ao segundo turno destas eleições, mas que perderá para o candidato da direita.

A vitória de Donald Trump, se for confirmada, "será uma mostra de que a demonização é um disparate", declarou por sua vez seu pai, Jean-Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional.

Em uma entrevista à CNN no início de setembro, Marine Le Pen disse ter pontos em comum com Trump. "Não participamos do sistema, não dependemos de ninguém, não obedeceremos às ordens de nenhuma potência financeira ou interesses de multinacionais", afirmou.

gd/vm/gf/ra-meb/app/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos