Obama liga para Trump para felicitá-lo pela vitória

Washington, 9 Nov 2016 (AFP) - O presidente Barack Obama ligou para Donald Trump, seu recém-eleito sucessor, na manhã desta quarta-feira para parabenizá-lo pela vitória nas eleições e o convidou a ir à Casa Branca nesta quinta-feira, informou seu gabinete.

Obama expressou "sua admiração pela sólida campanha que conduziu pelo país" e o convidou para "discutir a transição na qual sua equipe trabalha há quase um ano".

"Assegurar uma transição de poder harmoniosa é uma das prioridades que o presidente identificou no início do ano, e encontrar o presidente eleito é a próxima etapa", indicou o comunicado da Casa Branca.

"O presidente fará uma declaração nesta quarta-feira na Casa Branca para evocar os resultados da eleição e ver quais medidas podem ser tomadas para nos unirmos após esta rude campanha", declarou, por fim, o executivo americano.

Obama também ligou para Hillary Clinton, sua ex-secretária de Estado e amiga pessoal, para expressar sua "admiração pela poderosa campanha que ela conduziu através do país", afirmou o porta-voz presidencial Josh Earnest em uma declaração.

O magnata do setor imobiliário surpreendeu a América e o mundo contrariando todos os prognósticos e vencendo a corrida à Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos