Putin parabeniza Trump por vitória e espera 'diálogo construtivo'

Moscou, 9 Nov 2016 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou nesta quarta-feira em um telegrama Donald Trump por sua vitória nas eleições, com as quais espera uma melhora nas relações russo-americanas.

Putin "expressou a esperança de que (seja realizado) um trabalho mútuo para tirar as relações entre Rússia e Estados Unidos de sua situação crítica", anunciou o Kremlin em um comunicado.

Também "disse estar certo de que será iniciado um diálogo construtivo entre Moscou e Washington, baseado em princípios de igualdade, respeito mútuo, consideração real das posições uns dos outros, pelo bem de (seus) povos e da comunidade internacional", segundo o Kremlin.

O republicano Donald Trump foi eleito nesta quarta-feira presidente dos Estados Unidos. Sua rival democrata Hillary Clinton o acusou várias vezes durante a campanha de ser um fantoche de Putin.

Washington também suspeita que Moscou tentou influenciar na campanha a favor de Trump orquestrando o vazamento de 20.000 e-mails do Partido Democrata.

Trump elogiou em várias ocasiões as qualidades de liderança de Trump e disse que esperava ter uma "relação muito boa" com ele.

Nos últimos meses, o presidente russo classificou Trump de "homem brilhante e cheio de talento", e sente apreço por estar "disposto a restabelecer completamente as relações russo-americanas".

As relações bilaterais entre Rússia e Estados Unidos são tensas por suas posições contrapostas na guerra síria e na crise ucraniana.

Esta deterioração, inédita desde o fim da Guerra Fria, começou quando a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia em março de 2014. Os Estados Unidos o acusam de apoiar os rebeldes pró-russos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos