Trump convida Theresa May para visita 'o quanto antes'

Londres, 10 Nov 2016 (AFP) - O presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou nesta quinta-feira (10) a primeira-ministra britânica Theresa May para visitá-lo "o quanto antes" durante sua primeira conversa telefônica desde a eleição de terça-feira (8) - anunciou Downing Street.

May conversou com Trump "para felicitá-lo por sua difícil campanha e por sua vitória", informou o governo britânico em um comunicado.

Os dois "chegaram a um acordo sobre o fato de que a relação entre os Estados Unidos e o Reino Unido é muito importante e muito especial" e sobre a necessidade de mantê-la.

May insistiu nos "valores comuns" que unem os dois países e destacou "o compromisso do presidente eleito Trump, em seu discurso de vitória, para unir o povo americano".

A líder conservadora "destacou seu desejo de reforçar o comércio e os investimentos bilaterais com os Estados Unidos", no momento em que o Reino Unido se dispõe oficialmente a anunciar seu desejo de abandonar a União Europeia.

Trump, cuja mãe é escocesa, assegurou que o Reino Unido "é um lugar muito, muito especial para ele" e para os Estados Unidos.

Ao final da conversa, "convidou a primeira-ministra a visitá-lo o quanto antes".

May já havia parabenizado Trump na quarta-feira, mas a falta de contato direto entre os dois tinha provocado comentários na imprensa britânica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos