UE espera pausa nas negociações comerciais com os Estados Unidos

Bruxelas, 11 Nov 2016 (AFP) - A União Europeia espera uma pausa nas negociações do acordo comercial com os Estados Unidos, conhecido como TTIP, após a eleição do republicano Donald Trump à frente da primeira potência econômica mundial, afirmou nesta sexta-feira a comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström.

"O TTIP passará provavelmente para a geladeira e depois não sabemos o que vai acontecer. É preciso esperar e ver", disse Malmström ao fim de uma reunião dos 28 responsáveis europeus de Comércio Internacional em Bruxelas.

As declarações de Trump durante a campanha eleitoral contra os acordos de livre-comércio, que segundo ele prejudicam a indústria e os empregos do país, preocupam o bloco europeu sobre a continuidade das negociações do TTIP.

"Até agora não tivemos oportunidade de saber qual é a opinião do governo Trump sobre o TTIP", afirmou o secretário espanhol de Comércio, Jaime García-Legaz, para quem o mundo é "suficiente maduro" para "separar coisas que se diz em uma campanha e, depois, a política real".

As negociações sobre o acordo de livre-comércio entre Europa e Estados Unidos, que pretendem desde 2013 eliminar as tarifas alfandegárias, avançaram nos últimos meses com dificuldade por conta da rejeição dos cidadãos europeus e da hesitação de alguns países, como a França.

O ministro francês do Comércio Exterior, Matthias Fekl, reiterou nesta sexta-feira que "as negociações deveriam ter uma pausa". "Estão mortas e acho que todo o mundo sabe, mesmo que muitos não queiram admitir isso", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos